Quem Somos

ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JR.

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2009) e Doutor em História (2015) pelo mesmo Programa. Atualmente é Professor de História da América na Universidade Federal do Amapá / Campus Binacional do Oiapoque e integra o corpo docente do Mestrado Profissional em História (PROFHISTÓRIA) – UNIFAP.

CURRÍCULO LATTES

BARBARA M. DE ALBUQUERQUE MITCHELL

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), bolsista CNPq e desenvolve a pesquisa “A Guerra à Pobreza: Relações entre o governo Johnson, o Office of Economic Opportunity e os Movimentos Sociais (1964 – 1968)”. Mestre em História também pelo (PPGHIS/UFRJ), defendeu a dissertação “Uma ‘nova’ face para o Partido Democrata: A influência liberal democrata nos discursos de Barack Obama (2004 – 2010)” e foi bolsista CAPES. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi bolsista FAPERJ entre 2011 e 2012. Tem interesse nas áreas de História dos Estados Unidos e História da América Latina com ênfase nos séculos XIX, XX e XXI. Atualmente é professora substituta de História da América na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ) e já atuou como professora de história do Pré-vestibular Social do CEDERJ (2015).

CURRÍCULO LATTES

CARLA VIVIANE PAULINO

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo(2016). Mestre (2011) em História Social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos Estados Unidos e da América Latina e nas relações políticas e culturais entre Estados Unidos e América Latina no século XIX. Atua principalmente nos seguintes temas: relações diplomáticas entre as Américas, relatos de viagem, zonas de contato, crítica pós-colonial, Brasil Imperial, imagens e representações do Brasil e América do Sul nos Estados Unidos. Integrante do Projeto Temático Fapesp: “Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX)”, e do Diretório de Pesquisa “Viagens e viajantes (séculos XIX e XX)”. Pesquisadora Associada da ANHPLAC, da ANPUH e da LASA, possui livro publicado e experiência no ensino de História. Atualmente realizo pós-doutorado em Educação pela UFMT.

CURRÍCULO LATTES

CARLOS VINICIUS SILVA DOS SANTOS

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC), do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH / UFRJ), onde desenvolveu pesquisa relacionada a representação juvenil nos cinemas americano e francês da década de 1950. Integra, enquanto pesquisador associado, o NUPEHC, Núcleo de Pesquisas em História Cultural, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), no eixo temático ‘Estudos de História dos Estados Unidos’. Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC), do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH / UFRJ). Bolsista CAPES.

CURRÍCULO LATTES

CECÍLIA DA SILVA AZEVEDO

14599750_897459137051540_78930822_o

Possui Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade de Maryland, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na New York University. É Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Desde 1992 participa do NUPEHC – Núcleo de Pesquisas em História Cultural da UFF. Atualmente participa da linha de pesquisa “Estudos de História dos EUA”, no âmbito do NUPEHC. Tem experiência nos seguintes temas: História dos Estados Unidos, política externa, relações interamericanas, identidade, culturas políticas e imaginário político.

CURRÍCULO LATTES

FLÁVIO LIMONCIC

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

CURRÍCULO LATTES

FLÁVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO

Doutor (2014) pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e graduação (2006) em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Estados Unidos, Identidades, manifestações político-culturais transnacionais, Diáspora africana e Imprensa. É membro do LEHA (Laboratório de Estudos de História das Américas) e integrante do Grupo de Estudos de História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas. Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

CURRÍCULO LATTES

FRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2003), onde pesquisou a reintegração social e a memória coletiva dos veteranos brasileiros da Segunda Guerra Mundial. É Professor de História dos Estados Unidos e de História Moderna e Contemporânea no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além das áreas de docência, tem como áreas de interesse a História do Brasil Contemporâneo e História Militar. Foi pesquisador visitante no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (2010), e na University of Tennessee, Knoxville (2011-2012). Tem trabalhos publicados sobre a participação do Brasil e dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e suas consequências no pós-guerra.

CURRÍCULO LATTES

GABRIELA XABAY

Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e Mestrado em História Social, pela mesma Universidade. Atua no intercâmbio da área de Relações Internacionais e da História, com ênfase nas interações entre Estados Unidos e América Latina.

CURRÍCULO LATTES

GUSTAVO MOR MALOSSI

Possui bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), atualmente é Mestrando no programa de pós-graduação de História da Universidade Federal Fluminense (2015). Tem interesse pelas áreas de História dos EUA, História dos Conceitos e História Intelectual. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o conceito de Americanismo na revista modernista Seven Arts que existiu durante os anos de 1916 e 1917.

CURRÍCULO LATTES

HENRIQUE RODRIGUES DE PAULA GOULART

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (2016) no qual desenvolve pesquisa na área de História dos Estados Unidos com ênfase nos Movimentos pelos Direitos Civis e Black Power. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014/2015). Tem interesse e experiência nas áreas de História dos Estados Unidos, História Intelectual e Ensino de História.

CURRÍCULO LATTES

IBERÊ MORENO ROSÁRIO E BARROS

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2014) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). É doutorando em Hitória pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atualmente é pesquisador do POLITHICULT da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Grupo de Pesquisa Narrativas Midiatizadas da Cultura na Universidade Metodista de São Paulo. Além de membro fundador da Rede de Estudos de Estados Unidos e membro fundador dos Quadrinheiros, blog sobre cultura pop e quadrinhos criado em 2011. Atua como Professor de Relações Internacionais e de História, nos cursos de Relações Internacionais e Comunicação, na Universidade Anhembi Morumbi. Tem interesse nas áreas de História, Política e Relações Internacionais, com foco nas questões de Cultura, tendo como fontes e objetos de estudos os quadrinhos e a cultura pop. Tem especial atenção nas questões de como se estudam as Histórias em Quadrinhos e em como elas representam discursos do seu tempo. Na educação superior atua no ensino e na pesquisa em História, Relações Internacionais e Comunicação Social, com ênfase em História Social da Cultura, História Cultural, História Social da Mídia, História dos EUA, História Moderna e Contemporânea, Teorias das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Relações Internacionais Contemporâneas, Teorias da Comunicação e Metodologia da Pesquisa.

CURRÍCULO LATTES

JOÃO GILBERTO NEVES SARAIVA

Possui graduação (2012) e mestrado (2015) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisou o Nordeste brasileiro nas páginas do The New York Times no contexto da Política da Boa Vizinhança e Segunda Guerra Mundial, entre 1933-1945. É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense com bolsa da CAPES. Desenvolve pesquisa sobre as visões da América Latina na imprensa e meio intelectual dos Estados Unidos no pós-guerra, décadas de 1950 e 1960. Atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Interamericanas, The New York Times, Imprensa, Brasil República. Atualmente é professor de História da Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN.

CURRÍCULO LATTES

LUCAS MAIA FELIPPE BACAS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (2016) sob orientação da Professora Mary Anne Junqueira. Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (2014).

CURRÍCULO LATTES

MARCO DE ALMEIDA FORNACIARI

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense, com a dissertação “A guerra em jogo: a Segunda Guerra Mundial em Call of Duty (2003-2008)”. É doutorando em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de História, Educação e Game Studies, com ênfase em História contemporânea, História dos Estados Unidos, História e videogame, ensino de História e Educação digital. Foi professor voluntário do Grupo Comunitário de Apoio Pedagógico – Rio de Janeiro (GCAP-RJ) entre 2013 e 2017, lecionando História Geral e História do Brasil. Foi professor voluntário da disciplina “Games Inteligentes I”, oferecida pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), entre o segundo semestre de 2013 e o segundo semestre de 2014.

CURRÍCULO LATTES

MARY ANNE JUNQUEIRA

Professora Associada do Departamento de História, FFLCH –  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – Universidade de São Paulo.  Graduação em História (1944) e Doutorado direto em História (1998), ambos pela USP. Pós-Doutorado pela University of Maryland, Estados Unidos (2004-2005). Atua na área de História da América com especialização em História dos Estados Unidos, das Relações Interamericanas e das manifestações transnacionais, privilegia abordagens que enfoquem o poder, a política e a cultura. Líder do grupo de pesquisas: História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas (séculos XIX e XX). Foi Coordenadora do LEHA – Laboratório de Estudos de História das Américas (2012-2016).

CURRÍCULO LATTES

MICHEL GOMES DA ROCHA

É Mestre em História Social (2015) pela Universidade de São Paulo USP. É também Licenciado (2009) & Bacharel (2010) em História pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Pesquisa Representações do cidadão Estadunidense no cinema Hollywoodiano na década de 1980, no âmbito interno debruça-se em temas como a Política (Neo)conservadora e Neoliberal, suas Políticas Públicas, as resistências de minorias e as culturas políticas dos grupos de interesse, dando ênfase aos negros. Tem interesse em temas como: História dos Estados Unidos, Interpretação cinematográfica e Estudo de Representações.

CURRÍCULO LATTES

RAQUEL BARRETO

Raquel Barreto é historiadora pela UFF. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e doutoranda em História pela UFF. Especializou-se em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, pela Universidade Candido Mendes e em Literatura Hispano-americana pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Já foi professora da UNAM (México) e da Universidad del Claustro de Sor Juana (México). Desenvolveu no seu mestrado um estudo comparado sobre as trajetórias políticas e intelectuais de Angela Y. Davis (1944) e Lélia Gonzalez (1935-1994). No doutorado pesquisa o Partido dos Panteras Negras (1966-1982) e sua visibilidade. Tem interesse nas áreas de História dos Estados Unidos com ênfase  particular para a história dos afro-americanos, especialmente os movimentos políticos e sociais das décadas de 1960/70. Estuda também temas relacionados à diáspora africana nas Américas.

CURRÍCULO LATTES

RENAN REIS FONSECA

Graduado em História nas modalidades bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Mestre pelo Programa de Mestrado em Letras – UFSJ, Teoria Literária e Critica da Cultura, sendo bolsista CAPES/REUNI. Doutorando do programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é professor de História para o Ensino Médio na rede privada de ensino. Tem interesse nos seguintes temas: Mercado editorial brasileiro e estadunidense; História Social do Brasil e dos Estados Unidos; História das Mulheres; Estudos de Gênero; Estudos Culturais; Histórias em Quadrinhos.

CURRÍCULO LATTES

ROBERTO MOLL

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2007), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) (2015). Tem experiência na área de História e Relações Internacionais, com ênfase em História das Relações Internacionais; História das Ideias Políticas; História dos Estados Unidos; e História da América Central e Caribe.

CURRÍCULO LATTES

RODRIGO FARIAS DE SOUSA

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), graduação em História pela Universidade Gama Filho (2003), especialização em História do Século XX pela Universidade Candido Mendes (2005) e mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007 e 2013, respectivamente). Atualmente é docente da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), tendo trabalhado como professor substituto em História da América no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ), no período 2010-2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e dos Estados Unidos no período pós-1945. Durante as graduações, desenvolveu trabalhos sobre a relação entre a imprensa brasileira e o segundo governo Vargas, com ênfase na crise de 1954. A partir da pós-graduação, seus principais temas de reflexão foram os seguintes: os anos 1960; história da esquerda americana, com ênfase na Nova Esquerda; movimentos estudantis; ideologias políticas nos Estados Unidos, não-violência, direitos civis e movimentos sociais americanos na década de 60. No doutorado, desenvolveu uma pesquisa sobre a principal publicação conservadora americana no pós-2ª Guerra Mundial, “National Review”, e seus posicionamentos sobre o movimento dos direitos civis, as relações raciais nos EUA e o liberalismo norte-americano.

CURRÍCULO LATTES

TATIANA POGGI

Professora de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado (2008) e doutorado (2012) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, trabalhando principalmente com os seguintes temas: História do Tempo Presente, História dos EUA e da Europa; Movimentos Conservadores; Fascismo/Neofascismo; Neoliberalismo e Relações Internacionais.

CURRÍCULO LATTES

 

THADDEUS GREGORY BLANCHETTE

Possui graduação em Português (University of Winsconsin-Madison, 1997), graduação em Sociologia (University of Winsconsin-Madison, 1997), graduação em Latin American Studies (University of Winsconsin-Madison, 1997), mestrado em Antropologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tenho trabalhado para vários indivíduos e institutos como tradutor, incluindo o National Museum of the American Indian, o Museu Nacional e a UFF. Atualmente, sou professor de antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. Tenho experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnicidade, indigenismo, desenvolvimento e relações de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas:  Rio de Janeiro, gringos, imigração, turismo sexual, prostituição, administração indígena, desenvolvimento, história dos EUA e história do Brasil.

CURRÍCULO LATTES

 

 

 

 

 

TIAGO GOMES DA SILVA

Doutorando do Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolve a pesquisa intitulada “Aplicando a Lei Seca: a atuação do Prohibition Bureau (1920-1933). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendeu a dissertação “Dirigido por Martin Scorsese: um estudo comparativo de Taxi Driver, Os Infiltrados e seus contextos de produção” . Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos Estados Unidos, História Contemporânea e História e Cinema. Atualmente é professor substituto de História Contemporânea da Universidade Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ).

CURRÍCULO LATTES